Artigos do Blog do HM

Seja muito bem-vindo ao Blog do HM

sábado, 6 Agosto, 2016
A explicação do Existencialismo sobre o sentido da vida através dos seus principais pensadores.
terça-feira, 26 Julho, 2016
O Big Bang, a “explosão” que originou o universo, aconteceu exatamente onde você está sentado agora. Isso porque no instante inicial todos os lugares do universo estavam em único ponto, do tamanho da uma cabeça de um alfinete e infinitamente quente e denso – uma singularidade. Além desse ponto, não havia nada e ainda não há. O universo é somente a parte interna do Big Bang, e provavelmente não há mais nada além dele. Nem tempo e nem espaço. Pensar no que há além dos limites do universo é o mesmo que pensar no momento anterior ao Big Bang, pois tempo e espaço nunca podem ser separados.
terça-feira, 31 Maio, 2016
De acordo com diversas pesquisas cientificas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás. Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.
terça-feira, 31 Maio, 2016
Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a idéia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.
terça-feira, 31 Maio, 2016
Quais são as características que definem o homem integral? Poderíamos dizer que o homem integral é o indivíduo que desenvolveu ao máximo as suas três faculdades essenciais: a faculdade de pensar, a de sentir e a de querer, ou a razão, o sentimento e a vontade.
sexta-feira, 26 Fevereiro, 2016
A moral é uma forma de comportamento humano que se encontra em todos os tempos e em todas as sociedades. Existe necessariamente para cumprir uma função social.
quarta-feira, 24 Fevereiro, 2016
Na medida em que pela ciência e pela técnica o homem vai se apoderando do universo, vai também perdendo o domínio do seu universo interior. Pretende conquistar e dominar o universo, porém, não sabe dominar-se a si mesmo.
segunda-feira, 22 Fevereiro, 2016
O homem não se contenta em viver o momento presente e aceitar passivamente as informações fornecidas pela experiência imediata, como o fazem os animais.